Quer aprender a criar
apresentações incríveis? 
banner curso prezi next 

 

 

Clube da Conversa - A arte de falar em público

Clube da Conversa - Niss

Texto do Pedro Rossi:

"O Clube da Conversa é uma proposta de interação entre as pessoas que queiram desenvolver a arte e a técnica da conversa.

Conversa é a prática de considerar o verso, levar em conta o outro lado, a visão do outro com quem se fala. Conversar, mais do que falar, é ouvir. Conversar implica na troca de palavras entre duas ou mais pessoas sobre um assunto vago ou específico. Pode-se dizer colóquio como falar com; isso implica dizer que é falar com alguém, nunca é falar sozinho, que seria um solilóquio.

Conversa é uma relação pessoal, uma comunicação no sentido estrito, sempre implicando a relação com o outro; a conversa sempre é ação de tratar de um assunto de que duas ou mais pessoas tratam. Conversar não é só falar, mas comunicar uma ideia, trocar opiniões. Em se tratando de conversação, é necessário desenvolver a empatia, a busca do entendimento do ponto de vista do outro.

Conforme o Dicionário HOAISS, tem conversa de todo tipo: A conversação formal, séria, se destina a desfazer desentendimentos, a repreender, a admoestar, etc; Lábia, no sentido de astúcia ou esperteza; beira a mentira ou coisa inventada; Conversa fiada, conversa à toa, sem relevância; conversa mole, lero-lero, palavreado com intuito de enganar; falsidade, conversa para boi dormir; Conversa oca, no sentido de um simples palavreado.

Demora-se muito para aprender falar e muitos não aprendem a conversar.

De repente alguém se vê na necessidade de falar em público, em falar para um grupo, e não está preparado. Procura curso de oratória, curso de falar bonito, mas não encontra resultados na comunicação, pois se aprende a falar e não a conversar com o público. Não é só uma questão de oratória formal, mas implica postura, gesticulação, movimentação e, principalmente, atitude mental.  Não se torna um comunicador do dia para a noite, mas num processo de aprendizagem e de treinamento prático. “Nada substitui a prática”.

No “Clube da Conversa” as pessoas terão um público com quem se comunicar, sabendo que todos ali estão no processo de desenvolvimento pessoal, trocando experiências, ensinando e aprendendo."