Curso de Storytelling

Storytelling 768x305

O homem conta histórias desde a idade das pedras, pois era a única forma de transmitir os conhecimentos.

Porém, Jesus Cristo foi o maior contador de histórias do mundo. Suas parábolas eram histórias (verídicas ou não) que tinham como objetivo facilitar o aprendizado dos seus discípulos.

“Parábola é uma espécie de alegoria apresentada sob forma de uma narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades. Uma parte importante dos ensinamentos de Jesus foi constituída por parábolas.”
Fonte: http://analisebiblicaebt.wordpress.com/2011/09/27/as-parabolas-de-jesus-em-lucas/

Nos dias atuais e com a quantidade imensa de informações que somos bombardeados todos os dias, nosso tempo se tornou um dos recursos mais preciosos. Além das pessoas do nosso convívio, a nossa atenção é dividida entre a televisão, o smartphone, o tablet, o notebook e outros aparelhos.

O marketing tradicional está morrendo, pois as mídias de massa estão perdendo espaço para as mídias sociais e blogs. O Youtube está se tornando um dos principais “canais de TV” do mundo, porém as pessoas assistem vídeos postados por pessoas comuns ou por celebridades da internet. As histórias voltaram a ganhar importância, pois apesar de toda tecnologia de comunicação, o ser humano se envolve com histórias emocionalmente.

Nesta palestra do TED, o cineastra Andrew Staton – criador de Toy Story e Wall-e – fala sobre “The Clues to a Great Story” (legendado).